Percursos Pedestres

Itinerário Pedestre “Monte do Merouço”

O Itinerário Pedestres do Monte do Merouço é um percurso de pequena rota circular, com início e fim na Aldeia Turística de Carreira, na freguesia de Sobradelo da Goma, aos 380 metros de altitude. Do ponto de partida seguimos pelo interior de um eucaliptal, em caminho de terra batida, até à intersecção com o Itinerário Pedestre do Ribeiro Queimado. Em pleno sopé do Monte do Merouço, o percurso ascende até aos 500 metros de altitude encontra-se um pequeno curso de água, Junto deste depara-se com uma área de repouso, que permitirá desfrutar da excepcionalidade da paisagem envolvente e também contactar com gado bovino, equino e caprino em pasto natural.
Do Monte do Merouço poderá observar-se a freguesia de Sobradelo da Goma, freguesia conhecida pelas várias oficinas de filigrana. Deste ponto poderá ainda avistar-se o Castelo de Lanhoso e o Santuário do Sameiro de Braga, tendo como pano de fundo as Serras da Cabreira e do Gerês.

Ver mapa 

Itinerário Pedestre “Ribeiro Queimado”

O Percurso Pedestre do Ribeiro do Queimado é um percurso de pequena rota circular, com início e fim na Aldeia de Carreira, aos 380 metros de altitude. Ao longo dos 6 Km de extensão deste Itinerário Pedestre, o pedestrianista terá contacto com património natural, edificado e etnográfico representativo da herança cultural da comunidade de Sobradelo da Goma. Durante este traçado é possível contactar com elementos da fauna selvagem, flora e gado bovino e caprino em pasto natural, como ainda observar algumas habitações de traça tradicional minhota.